• Equipe Hialinx

Conheça o licenciamento SPLA da Microsoft e diminua seus custos


Atualmente os parceiros estão contratualmente “obrigados” a relatar o uso mensal de utilização de licenças e manter registros e históricos de período. Mas isso é algo simples sobre Microsoft SPLA (Service Provider License Agreement) que muitos parceiros ignoram. E é algo que pode se tornar um problema.







Por que isso é um problema?


Todos os meses os prestadores de serviços tem um desafio, que é consolidar todos os dados de utilização, fazer a consolidação e relatar com precisão o uso. Isso é algo que as empresas só fazem uma vez por ano, mas os prestadores de serviços precisam fazer todos os meses. E durante esse processo, muitos parceiros acabam pagando mais pelas licenças de software, como também existem muitas variáveis que criam involuntárias não conformidades.


É mais fácil gerenciar e continuar reportando a utilização das licenças todo mês quando o ambiente e infraestrutura não passam por atualizações e mudanças constantes, chegando a reportar até a mesma quantidade que o mês anterior. Isso significa que você “nunca” verifica os elementos mais básicos como: a infra-estrutura física, as novas implantações, os acessos de usuários adicionais, gestão e monitorização de AD, aprendendo assim as regras de licenciamento entre vários outros.


As mudanças constantes e a nova estrutura de acordo contratual forçaram uma mudança na gestão operacional longe das pessoas que trabalham ativamente na operação do dia a dia dentro de casa, tendo a necessidade da atuação efetiva de especialistas contratados. Isso ocorre porque as pessoas que trabalham dentro de casa, muitas vezes têm um outro papel além de fazer os relatórios mensais de SPLA, no qual é simplesmente visto como um add-on para a sua atividade existente e a aprendizagem de licenciamento não é simplesmente uma coisa que vale a pena para o seu tempo. No entanto, isso pode levar ao subfaturamento de seus clientes, se não for gerenciado de forma adequada, além do excesso de pagamento por software, e risco de auditoria significativa.



Mas, o que é o SPLA?


Uma das maneiras mais inteligentes de preservar seus investimentos na área de tecnologia, e diminuir seus custos em até 90%, integrando hardware e software de uma só vez em sua infraestrutura, é com o sistema de locação de software da Microsoft SPLA (Services Provider License Agreement).


O SPLA (Contrato de Licenciamento do Provedor de Serviços) é para provedores de serviços e ISVs (fornecedores independentes de software) que desejam licenciar os produtos de software da Microsoft qualificados mais recentes a fim de prover serviços de software e aplicativos hospedados para clientes finais.


Que por se tratar de uma assinatura/aluguel, a sua empresa pode descontar o valor do imposto de renda devido. Assim, este tipo de solução é como uma despesa, e não como um ativo, especialmente no setor de tecnologia, em que o ciclo de vida dos produtos é menor.


Sem custos de entrada, pagando uma taxa mensal, a sua empresa pode ter o hardware, o software e os serviços associados da Microsoft, para que sua infraestrutura possa funcionar de maneira rápida, funcional e segura. Você não precisará mais se preocupar com dimensionamentos, aquisições e grandes aportes de investimento. E todos estes custos operacionais ainda podem ser abatidos do imposto de renda.


O aluguel de Software Microsoft, o SPLA, é uma solução avançada de licenciamento, um acordo entre a Microsoft e a CompuBusiness Multi-Tecnologia. Esse acordo permite que os fornecedores de serviços e fabricantes independentes de software (ISVs) procedam ao licenciamento mensal de produtos licenciados da Microsoft®, durante um contrato válido pelo período de três anos, e utilizem estes produtos para fornecer serviços de software e aplicações alojadas aos seus clientes.


Ao contrário de outros programas de Licenciamento de Volume da Microsoft como o Enterprise Agreement, Select License e Open License, que não permitem o alojamento (hosting) de produtos licenciados da Microsoft para fins comerciais. O acordo SPLA concede o direito de licenciar produtos da Microsoft para alojamento comercial.



Pontos de partida práticos


Lembra que comentamos que um mal gerenciamento pode acarretar em uma auditoria significativa? Agora vamos mostrar alguns pontos que podem te ajudar a se livrar desse risco. Mas para isso, você precisa responder algumas perguntas fundamentais:


  • Quando foi a última vez que você limpou os registros do seu AD?

  • Você sabia que, sob e auditoria, você deve informar qualquer pessoa que tenha acesso a um produto, independentemente se eles realmente exercidos que o acesso ou não?

  • Você possui o controle adequado de como seus clientes estão usando seus serviços e licenças? Ou você apenas confia em seus relatórios mensais?

  • Você tem uma ferramenta que te oferece acesso às informações do seu consumo? Ou você agrupa os dados em planilhas?


Depois de tomar um balanço dos principais processos e exposições potenciais, você pode começar a transformar essas armadilhas de licenciamento SPLA em oportunidades. É preciso encontrar essas oportunidades a partir dos benefícios que o SPLA traz, como reduzir custos.



Benefícios do SPLA


A locação de software da Microsoft também ajuda sua empresa a manter-se atualizada no cenário tecnológico, todos os softwares alugados no formato de SPLA já possuem o Software Assurance incluso, que é chamado de seguro de software, garantindo o direito às novas versões de software para sua empresa, logo após o lançamento.


Confira alguns benefícios do SPLA:


  • Capacidade de fornecer um serviço personalizado; Maior flexibilidade no licenciamento de produtos Microsoft aos seus clientes num ambiente de alojamento dedicado ou ambiente de alojamento partilhado. Pode gerir os serviços e os direitos de utilização de produtos Microsoft em representação dos seus clientes.

  • Grande seleção de produtos atuais; Acesso a uma vasta gama de produtos licenciados da Microsoft, incluindo aplicações para computadores pessoais e aplicações de servidor. E mediante ao pagamento de um único valor mensal, pode acessar a versão mais recente dos produtos licenciados, incluindo as funcionalidades de segurança mais atuais e outras funcionalidades avançadas.

  • Avaliação e teste de produtos licenciados; Pode avaliar e testar internamente os produtos licenciados da Microsoft durante um período de 90 dias antes de os disponibilizar aos clientes em forma de serviço.

  • Distribuição em escala mundial; Pode utilizar os produtos licenciados da Microsoft para vender os seus serviços a clientes em qualquer parte do mundo.

  • Estrutura de custos flexível; Graças a uma estrutura de pagamento de licenciamento baseada num modelo de utilização mensal, você paga apenas pelos itens cuja utilização pelos clientes foi autorizada no mês anterior. Além disso, quase não há custos iniciais nem alocação mensal.

  • Instalação de clientes; Pode instalar produtos licenciados da Microsoft em dispositivos que sejam da sua propriedade, ou cuja alocação financeira (leasing) esteja a seu cargo, e que estejam presentes nas instalações dos seus clientes.

  • Subcontratação de centros de dados (data centers); O SPLA permite-lhe instalar produtos licenciados da Microsoft em servidores sujeitos à gestão e controle diários de uma empresa em regime de subcontratação (outsourcing), para que esta possa levar a cabo a administração, realização de testes e prestação de serviços de suporte à manutenção de centros de dados em sua representação.

  • Direitos de aluguel; O SPLA inclui agora direitos de aluguel que lhe permitem alugar computadores de secretária com determinados produtos licenciados da Microsoft instalados.

  • Afiliadas; Pode englobar as afiliadas que estejam associadas à organização num único contrato principal. As afiliadas da sua empresa têm de ser entidades legais globais, e não entidades parciais como departamentos, divisões ou unidades de negócio.

  • Expansão da esfera de ação a organismos empresariais e instituições acadêmicas; O SPLA inclui inúmeras vantagens excepcionais para clientes do campo empresarial e acadêmico, para que possa expandir o seu leque de oferta de serviços.

  • Demonstrações aos clientes; Pode demonstrar os serviços de software disponíveis a potenciais clientes, desde que cumpra os termos dispostos nos Direitos de Utilização do Fornecedor de Serviços (SPUR, Services Provider Use Rights). É permitido ter um máximo de 50 IDs de utilizador ativos para fins de demonstração.

  • Avaliações de clientes; Pode utilizar os produtos licenciados para fornecer serviços de software aos seus potenciais clientes durante um período experimental que pode prolongar-se até 60 dias.

  • Newsletter do Fornecedor de Serviços; Receberá uma newsletter mensal dedicada a fornecedores de serviços que inclui atualizações de programas e outras notícias relacionadas.



Quem presta esse serviço?


Agora que você já sabe como funciona o SPLA e seus benefícios, implante em sua empresa e veja os resultados melhorarem ao seu favor.


Pode ficar tranquilo em relação a isso, pois nós prestamos o serviço que irá cuidar de tudo. A parte de licenciamento, relatórios, monitoramento e ajustar o melhor para você e sua empresa.


Aqui na Hialinx nós cuidamos de toda essa parte de aluguel de licenciamento SPLA, sendo uma solução para o seu negócio. Tomamos todas as medidas para que os custos da sua empresa sejam reduzidos, consequentemente, trazendo mais lucro.


Confie na Hialinx para cuidar da tecnologia da sua empresa com a solução de licenciamento SPLA. Marque um horário e venha nos fazer uma visita.


129 visualizações
Vector-Smart-Object-copy-2.png
© 2019 por Hialinx TI | (41) 98814-6818 | faleconosco@hialinx.com.br | Desenvolvido por
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza