Grandes empresas vem sofrendo com ataques cibernéticos.
As notícias que correm o mundo, e vem sendo cada vez mais frequentes, são sobre os ataques cibernéticos. Não querendo assustar, mas independentemente do tamanho da sua empresa, você precisa avaliar quanto vale o tempo, os dados e quanto custa a hora da sua companhia parada. Pensou? Agora eu vou explicar o porquê.
Em primeira mão devo te informar que grandes empresas estão sofrendo e gastando milhões de dólares porque em algum momento erraram em pelo menos uma regra de segurança cibernética.
A última notícia que a mídia documentou foi o caso do Grupo JBS, onde em uma matéria da revista exame, detalhou esse drama vivido pela empresa.
Ok, mas por que as empresas só se preocupam com isso quando a bomba já estourou? Infelizmente para nós, empresas de TI, é comum ver que negligenciam e subvalorizaram algo tão importante, na maioria dos casos não é de propósito e sim por falta de conhecimento ou de acumulo de funções por parte dos seus gestores, onde o fim é mais importante que os meios, e nem sempre é assim.
Então, o que pode ser feito para minimizar um possível ataque ou até mesmo um problemas físicos na sua infra de TI ?
1 É aconselhável ter sempre um backup fora do seu ambiente de produção.
2 Tenha um ótimo controle de internet , como VPN , monitoramento online de controle de ataques, balanceamento de link, controle de navegação para que você consiga limitar os acessos por setores e níveis de permissões.
3 Uma boa ferramenta de gestão de antivírus faz muita diferença.
4 Controle de monitoramento dos ativos de tecnologia;
5 E por fim, mas não menos importante, um plano de continuidade para saber o que fazer e como agir em momentos de crise.
Fonte
Comments