top of page
  • Foto do escritorAna Paula Rodrigues

A Inteligência Artificial e o impacto na TI

Atualizado: 5 de mai. de 2020


O que é a Inteligência Artificial?

Podemos definir a IA como um ramo da ciência da computação que tem como objetivo transformar computadores em máquinas inteligentes através de robôs programados por um computador para executar tarefas de modo autônomo.

Como ela funciona?

A Inteligência Artificial é composta por Machine Learning (Aprendizado da Máquina ) e Deep Learning (Aprendizado Profundo). No Machine Learning é onde a máquina aprende a analisar dados e reconhecer padrões sendo capaz de fazer previsões, como por exemplo a Netflix quando sugere temas de séries e filmes de acordo com a escolha do usuário. Já no Deep Learning as máquinas aprendem a partir da experiência. Basta ter um banco de dados bem estruturado para que o aprendizado seja feito sem a necessidades de treinamento e programação. Por exemplo, no reconhecimento de voz quando perguntamos algo para a Siri ou para o Google Home.

Qual impacto da Inteligência Artificial na TI?


Para a Tecnologia da Informação o uso da IA tem um importante papel uma vez que o setor é voltado para transmissões de dados e softwares. O impacto que ela tem causado no setor de TI é com relação a segurança de dados. Com o uso de algoritmos, um mecanismo de inteligência artificial pode identificar possíveis ameaças e violações de informações. Com a tecnologia avançada e com programadores específicos, fica muito mais difícil ataques cibernéticos acontecerem por exemplo.

A inteligência Artificial já está causando muitas mudanças na área, desde, como sistemas e softwares são construídos, até como ocorre a interação do usuário. Outro impacto que podemos destacar com IA é a otimização do servidor de hospedagem. O host geralmente é bombardeado diariamente com informações e solicitações, sendo obrigado a abrir páginas da web solicitadas pelos usuários, e justamente por este fluxo de constantes solicitações os servidores travam deixando de responder e a IA pode ajudar a melhorar nesse ponto.

Não podemos deixar de destacar a automação de processos que por meio do Deep Learning as tarefas que antes eram executadas manualmente no setor de TI, passarão ser realizadas de forma automática sem a intervenção humana dando maior credibilidade e velocidade a produção, diminuindo o número de erros.

Na Hialinx nós oferecemos toda essa segurança que a Inteligência Artificial menciona, pois já contamos com uma infraestrutura e serviços especializados com um time de profissionais altamente qualificados e prontos a atendê-los, solucionando e garantindo a segurança dos dados de sua empresa.

Conheça mais da nossa estrutura e dos nossos serviços, acesse www.hialinx.com.br e fique tranquilo.

18 visualizações0 comentário
bottom of page