top of page
  • Foto do escritorPriscila Vialle

Conheça os principais desafios enfrentados pela TI em tempos de pandemia


Como os funcionários trabalham remotamente, as equipes de tecnologia das empresas abordaram os riscos de segurança crescentes e as conexões instáveis. Conheça os principais desafios enfrentados pela TI em tempos de pandemia.


A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe muitos funcionários para o home office. Como resultado, o escopo do escritório se expandiu - ele também se tornou a casa dos funcionários.


Nesse caso, o gerenciamento de TI se torna mais desafiador. Isso ocorre porque os dispositivos usados ​​pelos funcionários continuam acessando, armazenando e processando dados internos da empresa, que geralmente são confidenciais.


Vários computadores usados ​​por funcionários em cenários de emergência de escritórios remotos e redes domésticas de Internet podem ameaçar a segurança das informações.


O analista de pesquisa e consultoria em enterprise da IDC Brasil, Luciano Ramos, comenta que “o trabalho remoto ampliou a superfície de monitoramento e de gestão da TI”.


E ressalta, “ainda que a TI tivesse tipicamente a capacidade de gerir tecnicamente os dispositivos que estivessem dentro da empresa e conectados à rede interna da companhia, ao utilizar outras formas de conectividade e equipamentos que são diferentes daqueles conhecidos e homologados pela empresa, isso traz novos desafios.”


Segurança e conectividade estão entre os principais desafios.

Ramos explica que os computadores e notebooks que passaram a ser utilizados em home office muitas vezes não tinham os controles de segurança necessários. “As empresas tiveram que endereçar esse tema e fazer com que os colaboradores tivessem a capacidade de segurança necessária para trabalhar em um ambiente remoto”, afirma.


Devido às oscilações na velocidade e na qualidade das conexões residenciais de Internet, a conectividade também se tornou um desafio. “As empresas tiveram que considerar esse tipo de fator”, diz o consultor. “Algumas delas chegaram a disponibilizar soluções de autoatendimento para o funcionário checar a qualidade de sua internet e, caso detectada instabilidade, a empresa já disparava uma solução para buscar a operadora daquele colaborador e resolver o problema. São todos fatores que não faziam parte da gestão da TI e passaram a compor o dia a dia da operação.”


A pesquisa da "Modern Manageability", conduzida pela Intel com 150 líderes de TI, mostrou que para 79% deles, o trabalho remoto representa um grande desafio para o gerenciamento de TI.


Entre os entrevistados, 77% disseram que o teletrabalho aumentaria os riscos relacionados à segurança da rede. A seguir estão os principais desafios apontados pelos gerentes de TI no cenário atual de home office:


  • Manter os dispositivos seguros (73%)

  • Manter os dispositivos atualizados (57%)

  • Manter o desempenho dos dispositivos (48%)


Embora a gestão de TI enfrente muitos novos desafios, Ramos acredita que a empresa está funcionando bem e passou por uma reestruturação. “Houve uma etapa de reorganização no início da crise. Empresas mais maduras, que já tinham infraestrutura básica para esse tipo de trabalho, expandiram mais rapidamente, as outras tiveram que correr e estruturar esse tipo de serviço.”


Na pesquisa da Intel, 55% dos entrevistados disseram que usam ferramentas de gerenciamento de PC, incluindo ferramentas baseadas em nuvem. Outros 25% informaram que estavam implementando essas ferramentas. “A gestão da TI está muito bem posicionada no suporte e na operação”, conclui Ramos.


-

Fonte: https://www.infomoney.com.br/negocios/quais-os-principais-desafios-de-ti-durante-o-home-office/

50 visualizações0 comentário
bottom of page