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  • Foto do escritorEquipe Hialinx

Obsolescência programada


A Obsolescência programada é uma das grandes responsáveis pelo aumento do consumo e da geração de lixo. Um exemplo são os computadores que rapidamente se tornam velhos e ultrapassados.


Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente. Esse fenômeno é comumente associado ao processo de globalização, entretanto, o seu início pode estar vinculado à Grande Depressão de 1929, observou-se que havia muitos produtos industrializados em estoque e que não eram comercializados, diminuindo o lucro das empresas, aumentando o desemprego e, consequentemente, reduzindo o consumo e aumentando a crise.


Diante disso, produtos duráveis desfavoreciam a economia, pois reduziam o consumo, “Um produto que não se desgasta é uma tragédia para os negócios”.

O exemplo mais citado por estudiosos, críticos e especialistas no assunto foi um cartel organizado por grandes empresas que produziam lâmpadas. Elas se organizaram para reduzir o tempo de vida útil de uma lâmpada a fim de aumentar as vendas dos produtos, esse caso é chamado de obsolescência técnica, quando as condições de uso do produto obrigam uma nova compra. Vale lembrar que essa não é uma ação de uma única empresa, mas uma tendência coletiva de mercado.


O consenso entre os especialistas em tecnologia e mercado consumidor é estabelecer campanhas de contenção do consumo desenfreado, bem como a adoção de medidas que visem ao combate à obsolescência programada por parte dos fabricantes. Isso porque tal processo pode trazer sérios danos ao meio ambiente, uma vez que mais consumo gera mais lixo, que tem de ser descartado, agredindo, assim, o meio natural.

Como vimos, essa prática de obsolescência programada também se aplica na sua infraestrutura de TI, em média os servidores e componentes duram de 3 a 5 anos, sendo também esse o período de garantias fornecidas pelo fabricante. Outros equipamentos chegam a ter apenas 1 ano de garantia, isso porque se sabe que fora desse prazo a chance de dar problema é praticamente 90% na grande maioria dos casos.


Outra questão é a compra de garantia estendida, o valor se torna absurdamente caro e fora da realidade, propositalmente porque não é de interesse do fabricante que você continue com equipamentos teoricamente velhos e assim obrigando a empresa a comprar novos equipamentos.


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