top of page
  • gerenciacomercial353

Operação 404. Você sabe do que se trata?


Se você não sabe, a Hialinx explica!

404 é um famoso erro de internet, que certamente você que vive navegando na rede já se deparou em algum momento ao tentar acessar alguma página, pois bem ele batizou a operação lançada pela polícia civil de alguns Estados (MS, MT, MA, PA RE, RO, RS e SP) com o objetivo de combater a pirataria digital, OPERAÇÂO 404.

Além da participação de contingentes dos policiais brasileiros, a ação contou com o envolvimento da embaixada americana no Brasil, e com o Departamento de Justiça do Reino Unido no Brasil

Como desfecho tivemos, mais de 334 sites e 94 aplicativos de streaming de conteúdo pirata bloqueados. Os policiais ainda conseguiram apagar termos associados a domínios ilegais de ferramentas de busca e removeram alguns perfis de redes sociais associados ao crime cibernético, inúmeras empresas ligadas ao setor áudio visual no Brasil e no exterior estão apoiando a operação, como por exemplo o Netflix.

Na terceira fase da OPERAÇÃO 404, os policiais cumpriram 55 mandados de busca e apreensão, e baniu 462 sites e 162 aplicativos de streaming ilegais.

Por sua vez a Anatel tem apreendido cada vez mais equipamentos usados para pirataria desde o começo de 2020. Já foram 1,9 milhão de dispositivos piratas recolhidos por operações da agência.

Segundo levantamento feito pela FNCP, o Brasil perdeu R$ 291 bilhões para o mercado de produtos ilegais em 2019. Uma pesquisa encomendada pela ABTA aponta que 33 milhões de brasileiros usam um ou mais canais piratas para assistir programas de TV por assinatura.

Mesmo com as operadoras fazendo o bloqueio do endereço do site em suas redes, usuários de VPN ou de provedores que não tenham recebido a solicitação das polícias ainda conseguem acessar o site. Trata-se mais de uma tentativa de dificultar o acesso.

As autoridades envolvidas na operação ainda não divulgaram uma lista completa com as páginas e serviços bloqueados.

38 visualizações0 comentário
bottom of page