• Ana Paula Rodrigues

Os 4 princípios da segurança da informação que você precisa saber

O avanço da tecnologia tem exigido que equipes de TI adotem no ambiente corporativo os princípios de segurança da informação para que as organizações consigam prevenir ciber ataques.


Equipes de Segurança da Informação (SI) passam a ser uma peça-chave para organizações e precisam estar preparadas para lidar com ambientes corporativos que estão cada vez mais expostos aos cibercrimes. Existem alguns princípio básicos que todas as empresas deveriam adotar para se proteger contra ataques virtuais. São eles:

- Confidencialidade:

A confidencialidade são procedimentos e políticas adotadas pela empresa que garantem restrições do acesso de informações que são disponibilizadas apenas para pessoas autorizadas. Ela impõe limitações a milhares de dados sigilosos que as empresas possuem. Sem a confiabilidade as empresas ficam vulneráveis aos ataques cibernéticos.

- Integridade:

A integridade refere-se quando a informação não pode ser modificada, mantendo sua origem. Aqui somente pessoas autorizadas poderão alterar dados do sistema.

- Disponibilidade:

É a revisão do acesso à informação para garantir que estejam acessíveis sempre que solicitado pela pessoa autorizada. A Disponibilidade diz respeito da eficácia do funcionamento da rede para que seja possível utilizar a informação quando for necessária.

- Autenticidade:

A autenticidade é quando o usuário vai manipular algum dado e fica tudo documentado essa ação. Ou seja, o sistema monitora, identifica e registra quem está enviando ou modificando informações. É a garantia da autoria e originalidade da informação.

É importante lembrar que a segurança da informação não está ligada somente a ataques cibernéticos, realizados por criminosos que infectam dispositivos na rede corporativa, mas sim a procedimentos e comportamentos adotados para evitar que as informações fiquem vulneráveis.

A necessidade de implementar medidas de segurança está crescendo de forma expressiva uma vez que as informações têm se tornado cada vez mais valiosas para os resultados do negócios e um verdadeiro diferencial competitivo, portanto é essencial adotar medidas de segurança baseadas em pilares de Infraestrutura, Gerenciamento de Riscos e Computação em Nuvem.

Há diversas soluções de proteção eficientes no mercado que podem ser adotadas e aliadas a esses princípios e pilares básicos da Segurança da Informação. Eles devem trabalhar em conjunto para que todos os processos da empresa sejam realizados de forma segura e sigam as normas políticas de segurança.

Conte com toda a infraestrutura da Hialinx, ela é completa e traz soluções para o seu negócio. Conheça mais nossos serviços e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer com segurança. Acesse nosso site: www.hialinx.com.br.

Fontes:

https://blogbrasil.westcon.com

0 visualização
Vector-Smart-Object-copy-2.png
© 2019 por Hialinx TI | (41) 3342-2820 | faleconosco@hialinx.com.br | Desenvolvido por
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza