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Como a pandemia impactou as empresas e a transformação digital

Atualizado: 26 de mai. de 2020

A forma de comprar produtos mudou muito, já faz tempo que as pessoas deixaram de ir até as lojas para comprar algo que querem ou precisam. A internet facilitou nossas vidas com a oportunidade de comprar online, dentro de casa, sem a necessidade de se deslocar até a loja. Veja como a pandemia impactou as empresas e a transformação digital.



O mundo não é mais o mesmo, as empresas precisaram se reinventar para continuar vendendo e, consequentemente, crescer. Não é de hoje que as companhias precisam ter uma identidade forte no meio digital, é preciso estar presente neste mundo para que clientes possam encontrar o que você oferece e as soluções que necessitam.


E se muitas empresas ainda não o fizeram, agora é a hora. O novo coronavírus trouxe a lição de como é importante sua empresa estar na internet. Uma pesquisa realizada pela Intelligenzia, entre os dias 30 de março e 10 de abril, com 353 líderes de Marketing e Vendas de empresas B2B, 77% afirmaram que houve impacto sobre as estratégias de vendas, com a posterior adoção de novas ações para seguir com a geração de negócios.


Por conta da pandemia, 86,8% dessas organizações tiveram que reestruturar suas ações. E, de acordo com os dados do estudo, boa parte desses negócios estão investindo em canais digitais para atrair potenciais clientes.


Transformação digital

Criar um site para interagir com seus clientes, no cenário atual é obrigatório, porém, não é o suficiente. É preciso considerar outros detalhes tão importantes quanto a criação e divulgação do seu site. Você deve considerar o investimento que fará, com questões técnicas como uma ótima hospedagem de site, para garantir mais velocidade de carregamento e também mais segurança.


São detalhes que fazem toda a diferença, e que oferecem ótimas experiências aos usuários e clientes. Esse processo de transformação digital serve para as empresas utilizarem melhor a tecnologia a seu favor, melhorando o atendimento, aumentando o alcance do seu público e mantendo as vendas em alta.


Levando em conta a situação em que a economia se encontra, transformar seu negócio para o meio digital é a saída mais rápida e eficiente.


Nesse contexto, o investimento em vendas online, por exemplo, ganha mais relevância e urgência para uma loja, ainda que ela seja um negócio de pequeno porte.


Com o investimento na venda online dos produtos, também é necessário pensar em formas de facilitar a vida dos clientes que acessam o site, pensar em métodos de pagamento seguros e também a agilidade nas entregas desses produtos.


O impacto da transformação digital nas empresas

Podemos reparar em vários aspectos, que a influência da transformação digital nas empresas está no modo como elas passam a interagir com o público, e também nas mudanças do seu modelo de negócio.


As Fintechs são um ótimo exemplo para ilustrar essa situação, empresas que atuam no segmento financeiro oferecendo soluções baseadas em tecnologia, como o caso do Nubank.


Assim que as Fintechs começaram a oferecer várias facilidades para as pessoas por meio de aplicativos que agilizam transações bancárias e pagamentos de boletos, os bancos tradicionais começaram a adotar características digitais também.


Então, é preciso compreender melhor como a transformação digital impacta nos seus negócios de um modo geral e, para isso, alguns pontos devem ser analisados. Confira quais são eles.


Relação com os clientes

O modo como as empresas se conectam com seus clientes mudou com a chegada da tecnologia, a forma como transmite os seus valores e visão são diferentes.


Hoje em dia, em que basicamente a relação é feita através de telas de um computador ou smartphone, é fundamental dar atenção para um conceito bastante difundido em qualquer companhia: a Experiência do Usuário.


Seja um site, um blog, e-commerce ou aplicativo de uma empresa, toda a concepção deve passar pela ideia de incorporar às boas práticas de Experiência do Usuário, ou seja, facilitar ao máximo o acesso do cliente ao conteúdo oferecido. Por isso que os sites devem ser responsivos e intuitivos, agilizando a navegação.


Nesse cenário, as tecnologias têm se mostrado importantes aliadas na busca por soluções para situações inéditas para os negócios, como o trabalho feito de forma remota, as ferramentas colaborativas e tráfego maior de dados por novos canais. E isso demanda que as empresas saibam selecionar e fazer bom uso das tecnologias disponíveis.


As empresas de TI têm papel fundamental neste momento, uma vez que os desafios e novidades surgem a cada dia.


Infraestrutura e responsabilidades

A pandemia trouxe uma série de medidas que precisam ser tomadas pelas empresas que estão migrando para o digital e necessitam de suporte de TI. Um exemplo é preparar a infraestrutura para novos padrões de tráfego e utilização, uma vez que o acesso remoto deverá seguir aumentando, bem como o uso de ferramentas colaborativas. Além de lidar com os dados, a cibersegurança também precisa de atenção especial.


No caso de um incidente externo é preciso ter um Plano de Disaster Recovery, que são procedimentos para recuperar os dados e serviços de TI, é importante revisá-lo e atualizá-lo, para que a efetividade e a usabilidade dos recursos tecnológicos, quando forem necessários, sejam garantidas. Também, é o momento de reavaliar os projetos em andamento e repensar os modelos de entrega.


Aprendizado para o futuro

Entre os aprendizados que podemos tirar do momento atual estão a importância de automatizar e otimizar processos cada vez mais e a de adotar uma estratégia que priorize o uso da computação em nuvem.


O primeiro tem relação com melhorar a qualidade e eficiência dos processos por meio de ferramentas de RPA (Robotic Process Automation, ou automação robótica de processos), automação de workflows, modernização da arquitetura de solução e integração e virtualização de ativos.


Já o segundo reduz a dependência exclusiva de um datacenter, oferecendo maior resiliência em tempos de crise, uma vez que permite acesso à informação de qualquer lugar, a qualquer hora. É, portanto, uma estratégia útil independentemente do cenário e um passo importante para responder mais rapidamente a momentos de adversidade.


Resumindo, para estarem prontas para novas crises que podem vir agora ou no futuro, as empresas dependem muito da tecnologia e dos sistemas. Os líderes de TI são fundamentais para preparar respostas e soluções para que as empresas possam suavizar os impactos, criar resiliência nos negócios e preparar-se para a retomada.



Em tempos como este, é preciso ter um parceiro de tecnologia que está sempre disponível e pronto para atender você, com soluções que sua empresa precisa para continuar crescendo.


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