top of page
  • Foto do escritorAna Paula Rodrigues

Fique atento as tecnologias que estão na mira dos cibercriminosos em 2020

Atualizado: 26 de mai. de 2020

A tecnologia e seus avanços tem trazido muitos benefícios para as empresas, no entanto hackers também estão se aprimorando dela e planejando seus ataques.

As empresas estão cada vez mais incorporando novas tecnologias em seu ambiente de trabalho, para economizar e permitir uma maior mobilidade e flexibilidade entre seus colaboradores, além de aumentar a eficiência operacional da organização. Mas é preciso lembrar que os cibercriminosos estão sempre atentos a essas atualizações e novidades tecnológicas para aperfeiçoar os seus ataques.




1. Dispositivos IoT

Internet das Coisas ou Internet of Thing , são grupos de dispositivos digitais, como sensores industriais que coletam e transmitem dados pela Internet.

Com esse dispositivo é possível conectar pessoas de uma forma que antes não era imaginável. As empresas passaram a contar com sensores inteligentes que coletam informações diariamente e são capazes de monitorar todo o seu sistema de produção. Esse recurso também abre espaço para que hackers invadam sistemas corporativos e roubem dados da empresa e usuários.

2. Drones 

Os Drones vêm sendo usados em diversas empresas de diferentes ramos. Essa nova tecnologia é utilizada com frequência na agricultura por exemplo, para que possa se realizar o mapeamento aéreo em lugares no campo de difícil acesso. No entanto pode ser utilizado de forma errônea por pessoas de má índole, com intuito de espionagem, invadindo a privacidade. 

3. Reconhecimento facial 

Muitas empresas estão reforçando seus sistemas de proteção devido aos ciberataques e vem aderindo o Reconhecimento Facial como parte da identificação para acesso a organização. Essa nova tecnologia permite um controle mais rigoroso para a empresa porque ajuda a identificar todas as pessoas, funcionários e visitantes que têm acesso a corporação. Mas apesar disso, este tema levanta discussões sobre a proteção de dados e privacidade dos usuários, uma vez que essa tecnologia implica na solicitação de uma série de permissões de acesso aos dados dos usuários, o que abre margem para o uso indevido dessas informações. 

 4. Inteligência Artificial- AI

A Inteligência Artificial vem para trazer muitos benefícios para as empresas, pois ela possibilita uma segurança mais precisa aos dispositivos diminuindo as chances de falhas acontecerem. Apesar desses extraordinários avanços tecnológico é preciso muito cuidado pois os hackers conseguem se aprimorar desses recursos para pôr em prática seus ataques. O que tem preocupado os profissionais de segurança é a utilização da AI para clonar rosto ou a voz de alguém e a partir dessa etapa com poucos dados coletados, conseguem fazer o mapeamento de uma pessoa e reunir dados mais relevantes.

5. Bots

Bots são aplicações de software utilizadas para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô

Essa tecnologia vem para facilitar o trabalho das empresas e trazer muitos benefícios, porém muitos criminosos vão usar esse dispositivo de forma abusiva e a tendência é só aumentar. O uso de bots para espalhar notícias falsas tem aumentado, as quais podem resultar em muitos danos e prejuízos para as empresas. Fique atento.

A Hialinx é uma empresa que está preparada para os avanços tecnológicos, pois oferecemos segurança e garantimos a prevenção contra ciberataques e outros danos. Com nosso Data Center o banco de dados da sua empresa estará sempre seguro.

Além disso contamos um time que fica em alerta e pronto para agir em situações de crise, nosso Suporte Preventivo.


Garanta a segurança do dados da sua empresa com a Hialinx. Conheça mais dos nossos produtos acessando nosso site: www.hialinx.com.br.

23 visualizações0 comentário
bottom of page