top of page
  • Foto do escritorAna Paula Rodrigues

Importância do Backup dos Dados Para Sua Empresa

A sua empresa realiza backup de dados? Você sabe a importância disso?


A tecnologia é algo que cada vez mais faz parte da vida da maioria das pessoas. Você já imaginou o que faria se todos os dados do seu celular e computador fossem perdidos? Fotos, contatos, documentos? Problemão né? E se todos os seus arquivos perdidos não tivessem nenhuma chance de serem recuperados? Certamente seria uma situação bastante desagradável, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça, basta realizar um simples backup de dados, que são cópias de segurança e que podem ser acessadas caso algum arquivo seja apagado ou alterado.

Se a situação já é complicada para uma pessoa, imagine o que aconteceria se uma empresa perdesse todos os seus dados como informações de vendas, dados de clientes e fornecedores, contratos, arquivos de grande importância? Certamente isso causaria um grande prejuízo para a organização. Por isso vamos te ajudar a evitar que isso aconteça no seu negócio, mostrando um pouco sobre a importância de ter seus dados salvos e seguros Confira!


Como Backup de Dados Funciona?


A tradução da palavra backup no português significa cópia de segurança e é exatamente isso o que ele é. São feitas cópias de todos os seus arquivos, que podem ser usadas caso aconteça algum problema e os originais se percam. As situações que podem fazer com que os dados sejam perdidos são: vírus, problemas físicos, ou até mesmo alguém apagar sem querer, entre outros.


O backup pode ser automático ou manual. No primeiro caso, é necessário utilizar algum software que realize o processo automaticamente. Já no caso do backup manual, é necessário salvar cada arquivo em outro dispositivo, o que não é nem um pouco prático. O backup automático é o mais indicado para empresas, pois é muito mais rápido e não há o risco de alguém se esquecer de salvar determinado dado. A Hialinx tem a solução certa para sua empresa, veja aqui.

Outra questão importante em relação ao backup é se ele será realizado em um dispositivo físico ou em nuvem. Quando falo sobre dispositivo físico me refiro a um outro computador, pen drive, CD, HD externo, ou seja, objetivos que são tangíveis e que podem ser danificados. Já em relação ao backup em nuvem, os dados ficam salvos em servidores virtuais, assim como você salva arquivos no seu e-mail, por exemplo.

Em se tratando de segurança, o sistema de backup em nuvem é muito mais indicado para empresas, pois os dispositivos físicos podem ser danificados e, com isso, as informações serem perdidas. Porém, quando os dados são armazenados em nuvem, ou seja, em um servidor online, os riscos são bem mais baixos, sendo considerados praticamente nulos.

Motivos Para Fazer Backup de Dados na Sua Empresa

Para saber se a sua empresa realmente precisa de um sistema de backup, pense no que responderia para a seguinte pergunta: O seu negócio pode continuar funcionando sem os dados, aplicações e operações que tem atualmente? Se conseguir responder sim com firmeza, realmente é sinal de que não precisa se preocupar com isso. Porém, na grande maioria dos casos, tenho certeza que os empresários irão responder que não, pois precisam desses dados para continuar em funcionamento.

É importante enfrentar a realidade de que, em algum momento, seus dados estarão em risco. Pode ser por um erro do computador ou de uma pessoa, um vírus ou, até mesmo, um desastre natural, como uma enchente e nenhuma empresa está impune a isso. Não ter tomado as devidas precauções pode significar perder tudo, então pense sempre que é melhor prevenir do que remediar e comece agora mesmo a pensar em soluções para manter a segurança dos dados da sua empresa.

Principais motivos para se preocupar com backup de dados.

As Máquinas Podem Falhar

Embora a tecnologia já tenha feito grandes avanços, ainda não é perfeita e pode apresentar defeitos. Por isso, é importante fazer backup de seus dados regularmente, de preferência com um servidor de confiança e altamente seguro. Isso ajudará a eliminar riscos de perda de dados e impedir que falhas atrapalhem o andamento das operações da sua empresa.

As Pessoas Cometem Erros

A falha humana está entre os erros mais difíceis de prevenir, porém, ao realizar backups, você tem a garantia de que poderá restaurar arquivos que tenham sido modificados de forma errada. Por mais qualificados que sejam os seus colaboradores, as pessoas não são perfeitas e podem facilmente ignorar um passo importante em um processo e, acidentalmente, apagar ou inserir dados errados. Por isso, esse é outro motivo para investir em uma solução de backup online. Ataques Virtuais

Ataques virtuais, são sempre desagradáveis pois comprometem todo um trabalho, e se você não tiver seus dados seguros com o Backup, vai te dar muita dor de cabeça. Por isso atualize programas, softwares e aplicações, uma vez que uma das técnicas utilizadas pelos vírus é explorar vulnerabilidades em aplicações de software populares. Mantenha-se sempre atualizado com a versão mais recente dessas aplicações, uma vez que elas fornecem proteção contra ameaças online. Mantenha dados de trabalho e dados pessoais em arquivos distintos e não permita que membros da família utilizem dispositivos que são usados no trabalho. Esses cuidados simples podem minimizar as ameaças. No caso de você já ter sido exposto a um ataque, o ideal é se desconectar para evitar a propagação do malware para demais sistemas ou mesmo outros dispositivo.

A Natureza é Imprevisível

Felizmente, no Brasil não passamos por situações de terremotos e furacões, porém acontecem alagamentos, desabamentos, incêndios e outros desastres causados pela natureza e pelo homem. As empresas que não têm um plano de backup e recuperação de dados podem encontrar uma grande dificuldade para retomar as operações após um problema como esse. Estima-se que 80% das organizações que passam por uma interrupção superior a cinco dias em seu funcionamento, sem ter um plano de backup, acabam encerrando suas atividades. Conte com a Hialinx para manter sua T.I. segura!⠀


Acredito que depois de ler todos esses motivos você tenha entendido a real importância de investir em uma solução de backup de dados para a sua empresa!

Nós temos o melhor em soluções de backup para você e sua organização. Gerenciamos e armazenamos seus dados de forma segura e eficaz. A Hialinx perto de você e da sua empresa. https://www.hialinx.com.br/suportepreventivo


53 visualizações0 comentário
bottom of page