• Paulo Rogério Morschbacher

Você sabe a importância da TI nas pequenas e médias empresas?

A tecnologia tem um importante papel na sociedade atual, seja na área da saúde, educação ou entretenimento. E por conta do momento que estamos vivendo, a TI tem uma função essencial para que as empresas continuem trabalhando e mantendo suas portas abertas. Mas você sabe a importância da TI nas pequenas e médias empresas?



Vivemos na era da tecnologia da informação nas empresas. Em suma, o uso de computadores, redes de transmissão de dados e software nos ajuda a realizar quase todas as atividades em um determinado momento.


O grande número de equipamentos tecnológicos ajuda nosso trabalho, otimiza as atividades diárias e nos permite ser mais próximos com as pessoas, especialmente agora.


A tecnologia da informação (ou TI) é um conjunto de tecnologias usadas para processar e armazenar dados e comunicação entre pessoas e organizações. Com o uso de computadores, softwares, redes, Internet e a participação de profissionais especializados, a premissa da TI é tornar essas atividades cada vez mais rápidas, mais inteligentes e mais seguras.


A área possui muitos campos profissionais e atividades específicas. No entanto, em pequenas e médias empresas, nem todos os campos e posições estão claramente definidos, e nem todos os profissionais conhecem todas as ferramentas que podem ajudá-lo como responsável técnico, conforme mostraremos a seguir.


Como é a TI nessas empresas

Embora a tecnologia da informação tenha um papel importante na estratégia de negócios de uma empresa, a maioria das organizações ainda não tem essa visão.


Muitas empresas ainda usam a tecnologia da informação apenas como uma ferramenta de suporte para atender uma necessidade específica.


Especialmente em pequenas e médias empresas, computadores e arquivos digitais geralmente não possuem nenhum tipo de proteção da empresa, sistemas de backup convencionais, meios de controle de navegação e muitas outras ferramentas.


Empresários e gerentes devem ter em mente que, com o desenvolvimento da tecnologia, mais de 90% dos processos de negócios são realizados digitalmente. Nada é mais lógico do que investir com inteligência na TI.


Mas por que as empresa devem investir em TI?

Uma vez que a TI faz parte da estratégia da empresa, e muitos processos internos da organização são conduzidos por ela, garantir a segurança dos dados é essencial.


Mesmo em uma pequena empresa, ter uma infraestrutura de TI pode garantir muitos benefícios:


  • Proteção contra vírus, ataques de hackers e vazamento de informações;

  • Rapidez nos processos por ter um sistema fluido e ágil;

  • Diminuição ou extinção de problemas de queda de sistema ou indisponibilidade de recursos digitais;

  • Melhoria na produtividade e aproveitamento do tempo dos diretores e funcionários;

  • Automatização de processos que sem a TI seriam feitos manualmente;

  • Melhoria na comunicação e definição de metas, processos e tarefas;

  • Diminuição do impacto devido ao distanciamento social.


Segundo pesquisa do Instituto Ponemon, o Brasil é o país mais vulnerável do mundo ao vazamento de dados. Segundo a notícia, 63% das pequenas e médias empresas brasileiras sofreram alguma violação de dados em 2019.


A seguir, vamos apresentar os problemas mais comuns em organizações que não possuem tecnologia da informação como aliada.


Problemas comuns nas pequenas e médias empresas

Hardwares e softwares desatualizados

Finanças ou falta de conhecimento são os motivos mais comuns pelos quais as empresas usam máquinas e programas desatualizados. Além de antigos, podem apresentar falhas no funcionamento, causando grandes danos à empresa.


Não fazer backup

O agrupamento e o armazenamento seguro de informações são um dos recursos mais usados ​​pelas empresas. Dados do cliente, planilhas, projetos, recursos e todas as informações digitais são armazenadas e integradas à rede. Coisas que eram feitas fisicamente, ocupando espaço e sendo difíceis de acessar.


Não fazer o backup regular e eficaz da sua empresa é algo muito preocupante. Além dos documentos operacionais da empresa, os clientes também precisam sentir segurança para confiar os dados ao seu negócio. Além de arquivos perdidos, a falta de backup também pode causar perdas financeiras.


Falta de segurança

Como foi dito anteriormente, as empresas brasileiras se tornaram alvos de ataques virtuais devido a vulnerabilidades em seus sistemas informatizados.


Essa situação piorou porque grande parte da equipe da empresa agora trabalha home office e não usa nenhuma ferramenta de controle e segurança em casa.


Para impedir que a empresa seja vítima de criminosos, é importante investir em segurança da informação.


Internet lenta

Em um mundo em que quase todos estão conectados, qualquer empresa que queira estabelecer uma ótima imagem no mercado deve manter uma excelente conexão com a Internet 24 horas por dia, o que é crucial.


Os problemas relacionados à conectividade e à baixa velocidade do sistema, em pequenas e médias empresas, são problemas que causam grande dor de cabeça e perda de faturamento.


Ineficiência na área de TI

Somente quando algo dá errado, é que a área de TI se preocupa. A grande maioria das pequenas e médias empresas não se preocupa com o funcionamento normal de processos, serviços e sistemas técnicos, lembrando que tudo deve estar funcionando quando a tecnologia não os deixa trabalhar.


No entanto, devemos lembrar que muitas empresas não possuem profissionais preparados, que carecem de conhecimento. Parece irrelevante, mas uma solução simples nem sempre é resolvida rapidamente, deixando os diretores bastante irritados.


Mas muitos desses problemas de tecnologia da informação podem ser resolvidos rapidamente nas pequenas e médias empresas. Confira as soluções que a Hialinx oferece para tornar sua empresa segura, rápida e flexível.


Soluções Hialinx

Backup na nuvem

A nuvem Hialinx é um ambiente seguro, rápido e flexível para sua necessidade de backup de dados.


Com nossa solução você armazena seus dados de forma local e pode replicar essas informações para uma estrutura moderna e fora da sua empresa, aumentando a segurança dos seus dados.


Também entregamos nuvem como serviço completo, com infraestrutura de Cloud Computing, Backup, Monitoramento e Suporte Integrado.


Temos servidores, storages, switches, roteadores e equipamentos de TI baseados em tecnologia de última geração, onde contamos com monitoramento online e equipe preparada para atuar em atividades preventivas, além da guarda segura de backups e profissionais especialistas para suporte avançado.


Controle de internet

Garanta segurança de acesso com as ferramentas de controle de internet da Hialinx.


Para garantir o bom uso e a segurança de acessos, contamos com um conjunto moderno de tecnologias interligadas, que traz soluções confiáveis de controle de internet, usando ferramentas de uso internacional.


Entregamos toda essa tecnologia em modelo de serviço, ou seja, disponibilizamos equipamentos ao cliente sem que ele precise comprar e substituir equipamentos obsoletos.



Conte com a Hialinx para ser seu braço direito de TI e deixe sua empresa onde ela deve estar, nas nuvens!


Acesse nosso site, preencha o formulário e receba uma consultoria sem custos para descobrir a melhor solução para sua empresa!


Ligue: (41) 3342-2820



-

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/qual-a-importancia-da-ti-nas-pequenas-e-medias-empresas/


0 visualização
Vector-Smart-Object-copy-2.png
© 2019 por Hialinx TI | (41) 3342-2820 | faleconosco@hialinx.com.br | Desenvolvido por
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza