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Veja onde sua empresa está errando em relação à diversidade

As empresas estão sempre buscando novas formas de se reinventar, apostando em novas diretrizes que mudam o comportamento e a forma de trabalho. Porém, quando o assunto é diversidade, elas cometem alguns erros que podem prejudicar o crescimento da companhia. Veja onde sua empresa está errando em relação à diversidade.


Integrar um time de TI costuma ser um grande desafio para os CIOs. Isso também se aplica quando o assunto é diversidade. As dúvidas vão surgindo sobre essa questão e os líderes podem traçar estratégias pouco eficientes para tornar as equipes mais diversificadas. Ou, pior, ignoram esse ponto completamente.


Os times que são formados por diferentes pessoas, costumam ter um desempenho melhor, porque as pessoas possuem diferentes ideias que contribuem para debates valiosos e que trazem soluções inovadoras. Por este motivo, ignorar a diversidade é um erro grave que os CIOs não devem cometer, pois com um time diversificado eles podem ter melhores resultados em suas empresas, e ter uma excelente gestão de talentos em TI.


Aqui vamos te mostrar quais são os principais erros de os líderes de tecnologia costumam cometer e o que você deve fazer para evitar esses erros. Boa leitura!


Ignorar o processo de recrutamento e contratação

A diversidade já começa no processo de contratação. Vários líderes negligenciam esse aspecto e não há como compensar isso depois. O recrutamento e a contratação são primordiais para a diversidade dentro da empresa.


Logo na divulgação da vaga, é importante deixar esse ponto claro, para que o candidato saiba que sua empresa vê a diversidade como algo fundamental. Mas não adianta fazer isso se a diversidade não fizer parte da cultura do processo seletivo. Na hora de fazer entrevistas, prepare algumas dinâmicas em grupo e desenvolva os testes desta etapa.


Investir na diversidade do time abre portas para novos talentos e novas visões, isso eleva a sua empresa para outro nível e mantém conectada com o que acontece no mundo, acompanhando as mudanças atuais.


Modernizando as ideias da sua empresa, você é capaz de fazer uma gestão de talentos em TI muito mais eficiente. Além de aumentar as chances de reter talentos interessados em aprender e crescer que não teriam a mesma oportunidade se você não investisse em diversidade. Então, procure manter a qualificação e o recrutamento juntos, e estimule uma cultura de aprendizados dentro da área de TI.


Não subestime o poder dos processos e políticas

Você sabia que times com maior diversidade de gênero tendem a ter uma perfomance 50% melhor do que equipes mais homogêneas?


Por isso é tão importante as empresas tratarem deste assunto com seriedade e incluí-lo em seus processos e políticas de forma constante. Só assim, é possível criar uma cultura de inclusão que tenha a diversidade como valor fundamental e tornar esse processo orgânico.


Assim, os processos de recrutamento, por exemplo, já serão guiados por esse valor. Significando uma maior organização das operações e estratégias claras para se chegar ao objetivo de inclusão de pessoas na empresa. Ter os processos e políticas estruturadas são cruciais para manter a qualidade do recrutamento visando a diversidade.


Muitas vezes esse tipo de processo não está no centro da corporação, se tornando um problema para os CIOs, que sofrem por falhas constantes por não ter protocolos que orientam os recrutadores nos processos de seleção.


E valorizar a inclusão traz segurança para os colaboradores, que se sentem acolhidos no meio de trabalho. Assim, conseguem ter um desempenho muito superior do que se eles se sentirem inferiorizados ou hostilizados. Proporcionar um lugar inclusivo é importante para garantir a saúde mental desses colaboradores e promover um ambiente saudável e solidário para todos.


Não estabeleça uma cultura errada de recompensas

Muitos gestores acreditam que estão oferecendo as melhores recompensas aos seus colaboradores. Será mesmo? Uma cultura corporativa que oferece os mesmo benefícios para todos os funcionários, sem distinção, pode acabar beneficiando uns e prejudicando outros.


Leve em consideração que cada colaborador é diferente, podem ter religiões diferentes que estabelecem modos de vida diversos e que acabam interferindo no dia a dia dessas pessoas. Em casos como esse, as recompensas precisam ser adequadas para essas pessoas. Se você oferece cerveja de graça na empresa às sextas-feiras, mas seu colaborador não bebe por motivos religiosos, ele não está sendo beneficiado.


Além disso, várias empresas adotam práticas que podem ser vistas como divertidas por alguns, mas que na verdade são ultrapassadas por lidarem com estereótipos e até preconceitos que não agregam em nada para um ambiente diversificado.


O ambiente da empresa pode ser descontraído e agradar a muitos colaboradores. Porém, diversidade é sobre incluir o maior número de pessoas possível, respeitar e valorizar as diferenças. Agora, para oferecer as recompensas corretas, você precisa ser flexível.


Seja flexível

Ser inflexível é prejudicial em qualquer situação dentro de uma empresa em que se precisa trabalhar em conjunto. Isso fica mais evidente quando falamos de diversidade. A diversidade precisa da flexibilidade dos líderes para entenderem as diferentes necessidades dos seus colaboradores.


Para abrir novas perspectivas dentro da área de TI, a resistência em mudar deve ser quebrada. Isso gera fôlego para as operações e elimina a burocracia dos processos que dificultam ainda mais a inclusão de pessoas com necessidades particulares.


Quem tem filhos pequenos, por exemplo, talvez não valorize muito um happy hour até tarde, mas com certeza ficariam mais felizes se o gestor da área permitisse horários de trabalho mais flexíveis. Mas como entender melhor o que seus colaboradores precisam para ter equilíbrio na vida pessoal e profissional?


É muito simples, basta conversar com eles.


Oferecer aos funcionários o que eles desejam é uma relação ganha-ganha. Afinal, se eles têm condições mais próximas às ideias para eles, trabalham mais motivados e produzem melhor.


As pessoas devem ser o foco dos CIOs. É preciso ter em mente que é muito importante engajar o time e estimular a qualificação dos colaboradores naquilo que cada um precisa desenvolver.


Um time que possui pessoas com habilidades e qualidades complementares tende a ser mais forte, ter alto desempenho e atingir melhores resultados. Um líder que compreende isso, tem como propósito promover a inclusão de pessoas e valorizá-las justamente por suas diferenças.




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