top of page

Descubra os fatores que impulsionam a escolha da virtualização de rede

Sendo uma tendência que tem ganho mais espaço nas estratégias de TI, a virtualização traz diversos benefícios para as empresas. Descubra os fatores que impulsionam a escolha da virtualização de rede.



A virtualização está sendo adotada pelas empresas pelo fato de oferecer diversas vantagens como economia de recursos, aumento na eficiência e agilidade nas aplicações da empresa.


Quando a virtualização é aplicada à rede, ela pode aprimorar as conexões corporativas, resultando em benefícios operacionais e possibilitando que a empresa compartilhe ou realoque espaço de armazenamento entre seus servidores.


E isso está se tornando cada vez mais necessário conforme as empresas precisam lidar com inúmeros dispositivos conectados e um crescente fluxo de dados sendo gerados, armazenados e compartilhados na rede corporativa.


Além disso, a virtualização de rede fornece mais flexibilidade e velocidade para as infraestruturas de TI, o que se tornou fundamental para as empresas que querem se destacar no mercado atual. E esse tem sido o melhor caminho para atender a todas as demandas dos negócios.


Mas agora saiba um pouco mais sobre virtualização e quais são os motivos para adotar essa estratégia em sua empresa!


O que é virtualização de rede?

Esse tipo de virtualização consiste em substituir os dispositivos de hardware dedicados e de altos custos, como roteadores e firewall, por dispositivos baseados em software, executados como máquinas virtuais (VMs). Ou seja, ela separa uma camada física de rede em diversas camadas lógicas, isoladas entre si, para fins distintos.


As funções de rede dos dispositivos de hardware dedicados são transferidos para servidores virtuais, permitindo uma desassociação que estabelece várias funções em um único servidor físico.


Com isso, além de você diminuir a dependência dos hardwares dedicados, consegue melhorar a escalabilidade e a personalização de toda a rede, e tornando seus upgrades mais simples e fáceis.


E também não há mais necessidade de visitas de instalação e manutenção no local, pois os dispositivos virtuais substituem os dispositivos de rede dedicados de hardware. Oferecendo também flexibilidade, que possibilita respostas mais rápidas para atender às demandas de serviço de rede.


Quando um aplicativo executa em uma VM exige mais largura de banda, por exemplo, basta que a TI mova a VM para outro servidor físico ou forneça outra máquina virtual no servidor original para fazer parte da carga.


A virtualização de funções de rede (Network Functions Virtualization – NFV) fornece várias vantagens importantes para a rede, como:

  • Menos espaço necessário para hardware;

  • Menor consumo de energia;

  • Custo de manutenção reduzido;

  • Upgrades ágeis e simplificados.


4 fatores que impulsionam a escolha da virtualização de rede

Agora que você conseguiu ver como funciona a virtualização de rede, é fundamental entender os motivos que estão levando às empresas a escolherem essa tecnologia. Descubra quais são eles:


1. Facilidade de gerenciamento

Segundo uma pesquisa realizada pela TechTarget com mais de 1300 profissionais de TI e redes por todo o mundo, o principal fator (47%) que impulsiona as empresas a adotarem a virtualização de rede é pela facilidade de gerenciamento.


Quando as organizações iniciam a migração de seus aplicativos e dados para a Cloud Computing precisam lidar com a complexidade da evolução do gerenciamento de infraestruturas de rede híbrida e de Multicloud.


E por meio da NFV é possível simplificar essa complexidade do gerenciamento de rede. Ela é instalada remotamente, sem que seja preciso se preocupar com a localização física da infraestrutura.


A TI pode selecionar qual rede virtual irá utilizar de diferentes fornecedores como parte de um único fluxo de trabalho, liberando tempo para os arquitetos de rede. O grande alcance e a presença digital permitem que as organizações implementem com segurança e conectem-se diretamente para acessar facilmente mercados remotos e otimizar o desempenho da rede.


2. Segurança da informação

Outro grande motivo para as empresas adotarem a virtualização de rede é devido a sua alta capacidade de proteção. Com a crescente onda de ataques cibernéticos pelo mundo, as equipes de segurança são desafiadas a projetar e implementar serviços poderosos capazes de evitar ataques sem prejudicar o desempenho da rede.


E com a virtualização isso é possível. Ela ajuda as empresas a aprimorar a segurança de sua infraestrutura de rede por meio de sua variedade de funções de firewall virtual que complementam e reforçam os sistemas já instalados.


Além do mais, conta com firewalls integrados e recursos seguros de gateway da web, como IPS, controles de aplicativos, detecção de malware e filtragem de URL para estabelecer políticas de segurança constantes nas redes e minimizar as ameaças.


3. Alta disponibilidade

Ter alta disponibilidade é um dos principais fatores que levam as empresas a adotar a NFV, sendo um fator chave no desempenho da carga de trabalho.


Ao implementar a virtualização de rede, é possível contar com ecossistemas que oferecem suporte à disponibilidade aprimorada da rede, fornecendo conexões privadas diretas, seguras e de baixa latência para Nuvem e provedores de serviços de rede.


4. Agilidade aprimorada

A capacidade de prever e antecipar as mudanças nas demandas da rede é outro fator determinante para a adoção da NFV. Dessa forma ela permite que a TI implemente rapidamente os novos serviços necessários para responder às possíveis variações.


Com a virtualização de rede, a TI pode construir uma infraestrutura ágil e ainda provisionar funções de rede virtual de maneira rápida, segura e confiável, conforme as mudanças nas demandas de negócios.



As empresa precisam, cada vez mais, de infraestruturas robustas de TI, com alta flexibilidade, segurança e velocidade. E você pode obter tudo isso com a virtualização de rede.


Por este motivo que muitas empresas estão apostando nessa tecnologia para conseguir atender às necessidades de seus negócios digitais.



Com a virtualização da Hialinx é possível liberar espaço físico, aproveitar melhor o recurso e processamento dos servidores, economizar energia e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e a agilidade da empresa.


Conte com a Hialinx para ser sua parceira de tecnologia e oferecer o suporte que sua TI precisa.


Acesse nossos serviços e confira as vantagens que sua empresa terá com a Virtualização: https://www.hialinx.com.br/virtualizacao


E confira nossos cases e veja como alguns dos nossos clientes reduziram, por exemplo, de 30 servidores sem qualquer contingência e redundância, para apenas 3 com alta disponibilidade e segurança: https://www.hialinx.com.br/cases



-

60 visualizações0 comentário
bottom of page