Para as empresas que desejam se destacar no mercado e acompanhar as novas demandas digitais, garantir a integridade de seus sistemas internos de TI é uma tarefa fundamental. Veja porquê sua empresa deve investir em monitoramento de rede e garanta ótimo desempenho.
Garantir a disponibilidade e segurança da rede de uma empresa é um fator indispensável para assegurar o bom funcionamento das operações e processos de qualquer empresa e, por conseguinte, manter a continuidade do seu negócio. Isso permite que todos os departamentos trabalhem de forma integrada, flexível e móvel, podendo, inclusive, acessar remotamente as informações necessárias.
No entanto, para ser capaz de lidar com o número cada vez maior de funcionários conectados e se defender contra ameaças cibernéticas que cercam a rede corporativa, a TI deve realizar o monitoramento contínuo para controlar a integridade de todo o sistema, corrigir falhas e evitar contratempos.
Como você pode ver, a rede corporativa desempenha um papel vital na dinâmica dos negócios, mas para realmente aproveitar todos os seus benefícios, você precisa de um gerenciamento eficaz. E para te ajudar a concluir essa tarefa, preparamos este artigo para ilustrar a importância de investir em monitoramento de rede. Confira!
O que é monitoramento de rede?
O monitoramento de rede é um conjunto de operações destinadas a controlar todos os recursos da rede de uma empresa para garantir sua segurança, desempenho e disponibilidade do usuário.
Para realizar o monitoramento, a equipe de TI utiliza um software de gestão específico para analisar o ambiente e poder extrair alertas e relatórios sobre a saúde da rede.
Desse modo, é preciso escolher uma solução eficaz de monitoramento de rede para evitar a interrupção de seu funcionamento, o que pode prejudicar os usuários e causar prejuízos ao empreendimento.
Esse processo é fundamental para a área de TI, pois envolve a identificação de problemas nos ativos técnicos da empresa e o controle do uso de recursos e atividades na rede.
Portanto, se a empresa não realizar o monitoramento adequado da rede, terá problemas na verificação das informações exigidas para o plano de investimentos, encontrar novas tecnologias, correção de problemas e prevenção do ambiente.
Mas por que sua empresa deve investir em monitoramento de rede?
Como você pode ver, o monitoramento da rede é necessário para que as empresas mantenham seus sistemas e processos funcionando sem problemas, evitando o mau funcionamento ou ameaças que causem interferência.
Além disso, é imprescindível para que a organização seja capaz de suportar o crescimento de suas necessidades digitais e atingir a tão esperada maturidade digital. Ao investir em novas infraestruturas e aplicações modernas para se adaptar às tendências de transformação digital, a rede deve ser controlada para que o ambiente de TI possa acompanhar essas mudanças.
Confira outros motivos que tornam o monitoramento de rede essencial:
Previsibilidade
Com uma rede bem monitorada, as empresas podem prever problemas antes que eles ocorram, como superaquecimento do servidor, espaço de armazenamento insuficiente e equipamentos obsoletos.
Desta forma, a equipe de TI pode agir rapidamente para resolvê-los antes que afetem a rede e possam causar interrupções nas atividades.
Produtividade
Ao garantir a alta disponibilidade da rede e evitar a interrupção das atividades dos funcionários, as operações podem ser mantidas funcionando normalmente. Portanto, a equipe não precisa se preocupar em ficar ociosa, assim, aumentando a produtividade.
Redução de custos
Depois que a rede é monitorada adequadamente, a equipe de TI pode verificar o momento apropriado para trocar, atualizar e adquirir novas soluções.
Isso evita que a empresa tenha gastos desnecessários com equipamentos desatualizados, podendo otimizar seu investimento em tecnologia.
Dimensionamento dos recursos de rede
Uma rede excessivamente grande pode estar sobrecarregada, não apenas prejudicando o acesso dos usuários aos sistemas e dados da empresa, mas também prejudicando a confiabilidade das transações realizadas.
Agora, quando a equipe de TI está constantemente monitorando, pode evitar que isso aconteça, garantindo o tamanho correto dos recursos da rede.
Desempenho dos sistemas
Ao realizar o monitoramento de rede de maneira adequada, a qualidade de todas as atividades, como troca de informações, acesso ao sistema e uso de software remoto, pode ser garantida.
Além de contribuir para a melhoria da produtividade dos colaboradores, esse processo também contribui para a melhoria da saúde do ambiente, garantindo o alto desempenho da própria rede e dos sistemas a ela conectados.
Monitorar a rede da empresa é uma tarefa essencial, pois torna o trabalho de TI mais estratégico e melhora o desempenho de todo o sistema. Portanto, é fundamental investir neste processo para atender às novas demandas e manter a competitividade do mercado.
Durma tranquilo com o Rear Services
O serviço de Suporte Preventivo da Hialinx foi desenvolvido para que sua empresa fique sempre segura e seja monitorada constantemente.
Nós trabalhamos com o conceito de integração e logística da TI, que chamamos de Rear Services. Este fundamento prega que para se ganhar uma “guerra”, a logística entre todos os integrantes do seu time precisa estar funcionando como uma engrenagem, dando suporte para todo o time.
Temos uma equipe que fica em alerta e pronta para agir em situações de crise. Atuando preventivamente, mantendo o ambiente em ordem e menos suscetível às ameaças, sendo o "braço" de TI da sua empresa.
Conheça nossos serviços e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer!
Acesse nosso site, preencha o formulário e receba uma consultoria sem custos para descobrir a melhor solução para sua empresa!
Ligue: (41) 3342-2820
–
Fonte: https://blogbrasil.westcon.com/por-que-as-empresas-precisam-investir-em-monitoramento-de-rede
Comments