top of page

Saiba quando adotar o DevOps em sua empresa

DevOps é um conjunto de boas práticas que ajudam a dar mais velocidade nas entregas em aspecto colaborativo. E para que as empresas não tenham problemas depois de adotar essa ferramenta em seu sistema, é preciso analisar bem, pois muitas vezes essa prática não é indicada. Então saiba quando adotar o DevOps em sua empresa.



O DevOps é uma cultura metodológica que surgiu para resolver uma série de problemas e questões no ambiente de desenvolvimento, envolvendo ainda outros elementos e atividades da área de TI. É um conjunto de práticas que ajudam a dar mais velocidade nas entregas em aspecto colaborativo, pensando em como levar mais qualidade ao desenvolvimento de software de acordo com a infraestrutura de alocação do código.


Hoje, a maioria das empresas de tecnologia usa essa cultura na produção de soluções digitais porque traz benefícios para a organização. A prática não apenas ajuda a valorizar atividades e profissionais, mas também torna todo o processo e estrutura de desenvolvimento mais ágil e eficiente.


As empresas que usam DevOps enfrentarão o problema da entrega e integração contínuas, porque é fácil enviar automaticamente atualizações e adições de código a um repositório central. Entre outras coisas, isso leva a ciclos de desenvolvimento mais curtos, o que, por sua vez, contribui para a qualidade do produto e a economia de custos.


Essa abordagem também permite que as equipes trabalhem em um ecossistema operacional estável, se integrem melhor às atividades e colaborem entre si. Todos esses benefícios podem ser associados a uma ou mais ferramentas DevOps, mas é necessário entender quando o modelo pode realmente ser aplicado.


Confira agora os riscos e os cuidados para evitar uma má implementação de DevOps em sua empresa. Boa leitura!


Problemas decorrentes da má implementação

Quando uma empresa passa a adotar o DevOps em seu ecossistema de desenvolvimento, há custos iniciais que parecem valer a pena. Para realizar a implementação necessária é preciso contratar um engenheiro de DevOps, selecionando as ferramentas adequadas para os projetos, mas nem sempre o resultado sai como o esperado.


Depois de alguns meses é possível observar o mesmo padrão de qualidade e entrega no trabalho da equipe, refletindo pouco ou nenhuma diferença em relação a antes da aplicação do DevOps. E os esforços para que a estratégia funcione passa a se tornar colossal, com investimentos cada vez maiores na implementação.


Isso revela uma certa inconsistência. Afinal, com tantas vantagens do DevOps, por que não se vê uma melhora no processo de desenvolvimento? Muitos podem ser os motivos, como a complexidade do projeto ou a seleção das ferramentas.


Um dos motivos pela qual a implementação pode falhar é a falsa noção dos gestores sobre o que de fato é a metodologia. Encará-la somente como a aplicação de ferramentas, como inteligência artificial, para a automação de processos é um dos principais erros a serem tomados.


Apenas a adoção de tecnologias não garante o sucesso do DevOps. Para implementá-lo de fato, é necessário conhecer seus reais benefícios e saber reconhecer se eles estão alinhados com as necessidade da sua empresa.


Se a sua ideia é realizar essa ação somente a partir de artigos e vídeos pela internet e/ou implementando ferramentas, muito provavelmente a estratégia irá falhar e você não terá bons resultados.


Os riscos que você corre é ver a produtividade diminuir e os custos aumentarem, tornar o processo dependente de ferramentas ineficazes e que podem inclusive gerar problemas nas atualizações, além de chegar a sistemas com experiências do usuário de baixa qualidade.


Quando você não deve implementar o DevOps

Os riscos estão ligado à noção de que o DevOps exige uma mudança nos processos. como parte de uma nova cultura, a metodologia pode ser aceita por quem participa dos projetos, levando ao sucesso, ou pode ser rejeitada, levando ao fracasso.


No segundo caso, torna-se mais fácil culpar alguém em vez de realmente entender a real questão de por que a estratégia não funcionou. Mas como identificar as causas antes de perder tempo com a implementação de fato?


Confira os casos em que a implementação não é indicada.


Falta de conhecimento e cultura inadequada

Várias vezes, é por falhar em entender o conceito de DevOps ou em focar nas integrações das pessoas à nova cultura.


Será que a equipe está pronta para eliminar o trabalho manual? Será que os esforços realmente ajudarão a acelerar os testes e implementações das operações? Ou talvez a equipe terá dificuldades em lidar com a automação? O conhecimento tem papel crucial para que todas as mudanças não atrapalhem a produtividade.


Assim, é importante verificar se há espaço para aplicar a cultura do DevOps ou se, pelo menos, é possível adaptar gradativamente a receptividade.


Criação de um departamento de DevOps

Um erro para quem escolhe trabalhar com DevOps é criar um departamento para administrar as estratégias e a infraestrutura relacionada. Muitas empresas decidem fazer isso sem reavaliar toda a sua estrutura, o que pode causar falhas nos processos.


Além disso, esse contexto foge dos princípios da metodologia, porque a ideia não é ter um departamento controlando as equipes e as forçando a trabalhar em conjunto, mas focar nos próprios processos para melhorar a produtividade.


Sendo assim, a criação de um novo departamento tende a seguir na contramão, uma vez que só adiciona uma nova etapa nos trabalhos, com pessoas a mais para validar as ações. Se a sua ideia ao apostar em DevOps é criar um ambiente de inovação, você pode apostar em um fluxo de produção mais linear.


Foco no desenvolvimento de produtos

Quando as soluções estão em constante desenvolvimento, são frequentes as atualizações e o lançamento de novas funcionalidades. O problema para adotar o DevOps surge quando falamos em pequenas e médias empresas.


As equipes trabalham com recursos limitados, tendo que se preocupar com questões relacionadas a outras operações. Dessa maneira, as atividades se tornam prejudicadas, podendo ter atrasos para resolver questões como atualizações e substituições de ferramentas.


Sincronização do DevOps com outras estruturas

Empresas que ainda pensam em manter estruturas antigas devem repensar a ideia de implementar o DevOps, principalmente se seus processos funcionam como estão. A inclusão de uma nova metodologia geralmente causa um choque na cultura, demandando esforços para a adaptação.


Seguindo esse contexto, em vez de optar por mudar os sistemas, as empresas muitas vezes optam por criar uma cultura híbrida, o que não é errado, dependendo do planejamento. Porém, manter uma estrutura antiga pode atrapalhar a implementação do DevOps.


Se a sua empresa se encaixa em algum dos casos acima, então é melhor esquecer o DevOps. Em vez de gerar melhores resultados, as chances de apenas desperdiçar tempo e dinheiro são grandes.



24 visualizações0 comentário
bottom of page