top of page

Veja como enfrentar os desafios de segurança na nuvem com 4 dicas eficazes

Para garantir o uso inteligente na nuvem, é necessário construir operações de segurança de dados adequadas e entender a melhor estratégia de proteção virtual do mercado. Veja como enfrentar os desafios de segurança na nuvem com 4 dicas eficazes.



Com o surgimento contínuo de novas tecnologias digitais, é necessário atualizar e fortalecer regularmente a segurança de dados na nuvem. Independentemente dos problemas encontrados, os departamentos de TI devem estar preparados para responder a este desafio de forma ágil, precisa e eficiente.


A falta de conhecimento para identificar e/ou mitigar condições problemáticas pode levar a uma grave instabilidade da empresa e prejudicar a saúde organizacional. Além de comprometer ou desativar os processos operacionais, a empresa também pode se tornar um alvo para criminosos cibernéticos e correr o risco de ter vazamento de dados ou chantagem.


Para evitar essas situações, a TI deve monitorar os diferentes tipos de tecnologias disponíveis na cloud, como computação sem servidor, IA, machine learning entre outros, e investigar métodos alternativos para reter e corrigir problemas.


Continue a leitura e veja 4 dicas para enfrentar os desafios de segurança na nuvem que toda equipe de TI deve dominar.


Os desafios de segurança na nuvem

A excelente tecnologia de nuvem oferece benefícios incomparáveis ​​para o departamento de TI e pode otimizar a operação da organização. Ao expandir várias instalações, é muito desafiador implementar um sistema de segurança apropriado para cada tecnologia.


Como esses recursos costumam usar uma variedade de fontes de dados, as complicações potenciais são extensas. É por isso que a equipe de TI deve entender em detalhes as causas de possíveis problemas ou ataques cibernéticos e avaliar o estado da empresa.


Questões como o grau de exposição, a dificuldade de prevenir a ocorrência e a complexidade de resolver problemas devem ser analisadas para construir um sistema de segurança na nuvem. A mesma lógica se aplica a todos os outros processos.


Os ataques de hackers geralmente são divididos em três categorias:

  • ataques de envenenamento de dados;

  • ataques de roubo de modelos;

  • ataques de entrada do adversário.


Sabendo da possibilidade de invasão, a TI pode desenvolver estratégias mais eficazes para proteger dados e operações de comportamento malicioso.


4 dicas para deixar sua nuvem segura

Para ajudar a equipe de TI a se preparar, separamos 4 dicas para lidar com os desafios de segurança na nuvem. Confira abaixo!


1. Conhecer os detalhes da nuvem híbrida

Para que a empresa lide com os desafios de segurança na nuvem híbrida, a equipe de TI deve começar com as vulnerabilidades mais comuns nessa arquitetura de rede, como transmissão de dados, autenticação e autorização, inexperiência do usuário, requisitos de conformidade e conexões de rede.


Depois de fazer isso, é necessário procurar ferramentas e estratégias que possam prevenir, impedir ou retardar essas fragilidades.


2. Revisar e corrigir configurações falhas

Outro desafio de segurança na nuvem que a TI deve prestar atenção é a configuração incorreta de recursos, o que pode aumentar a insegurança dos dados da empresa na nuvem.


Para mitigar essa violação de segurança, o setor deve proteger os controles de acesso e implementar métodos de autenticação. Uma ótima solução é usar autenticação multifator ou MFA.


3. Entender as particularidades do serverless computing

Para permitir que as empresas enfrentem os desafios de segurança na nuvem por meio do serverless computing, a TI deve estudar seus principais pontos fracos, como injeção de eventos e tratamento insuficiente de exceções.


Ao compreender como essas falhas operam, a TI pode projetar sistemas para verificar o código estático, proteger o código, implementar o gerenciamento de identidade e acesso e assim por diante.


4. Assegurar a capacitação da equipe em segurança digital

Quando a equipe não é treinada para controlar e corrigir situações problemáticas, os desafios de segurança na nuvem se tornam mais preocupantes. Portanto, os departamentos de TI devem investir em um treinamento cuidadoso.


Afinal, mesmo que a estratégia de segurança seja planejada primeiro, ainda haverá problemas se a equipe não estiver preparada ou qualificada. Portanto, um processo de treinamento diferente deve ser seguido.


Essas quatro dicas para enfrentar os desafios de segurança na nuvem certamente ajudarão os departamentos de TI a preparar e proteger a organização de invasores em potencial.


O desenvolvimento tecnológico é um processo contínuo, portanto, para quem se dedica ao trabalho técnico, a inovação digital que acompanhe os tempos é essencial. Quando se trata de segurança, esse preparo é ainda mais necessário.


DICA BÔNUS - Cloud computing Hialinx

A nuvem Hialinx é um ambiente seguro, rápido, flexível para sua realidade e que dispensa infraestrutura interna.

Com a Cloud Computing você armazena seus aplicativos em uma estrutura moderna e fora da sua empresa, dispensando estrutura física, economizando energia e aumentando a segurança dos seus dados.

Nosso Cloud tem como foco o armazenamento e processamento de dados para sistemas, sendo assim, atuamos no coração da TI, ajudando as empresas a crescerem e atingirem mais rapidamente seus objetivos.

Entregamos Nuvem como serviço completo, com infraestrutura de Cloud Computing, Backup, Monitoramento e Suporte Integrado.


Conte com a Hialinx para te ajudar a manter seus dados seguros e obter um desempenho extraordinário em um mundo cada vez mais rápido e conectado! Deixe sua empresa onde ela deve estar, nas nuvens.


Acesse nosso site, preencha o formulário e receba uma consultoria sem custos para descobrir a melhor solução para sua empresa!


Ligue: (41) 3342-2820



bottom of page