• Paulo Rogério Morschbacher

Gerencie sua equipe remota com segurança e eficiência

Atualizado: Ago 6

Uma das soluções encontradas pelas empresas para continuar trabalhando e combater a pandemia foi o home office. Mas para que sua equipe funcione de forma segura e eficiente é preciso tomar alguns cuidados. Gerencie sua equipe remota com segurança e eficiência.



Devido à pandemia do Covid-19, muitas empresas precisam configurar trabalho remoto para toda a equipe ou parte da equipe. No entanto, isso é feito com pressa e as empresas que não estão preparadas para esse tipo de trabalho devem aprender na prática como gerenciar com segurança equipes remotas.


Pensando nisso, decidimos trazer 7 dicas para ajudá-lo a entender como gerenciar equipes remotas com segurança, garantindo a eficiência do trabalho e protegendo a sua empresa. Confira!


Mantenha contato diariamente

É essencial manter a comunicação diária, para que os profissionais da empresa possam estar por dentro do desenvolvimento do projeto, as atividades do dia e a produtividade da equipe.


Determine como fazer esse contato com os colaboradores, por meio de software de comunicação, WhatsApp ou telefone, e exponha todas as informações necessárias para que não haja falta de comunicação, seja para responder perguntas, discutir ideias etc.


Manter contato todos os dias é fundamental para que os profissionais em home office não se sintam sozinhos, porque nessa situação é especialmente provável de acontecer com pessoas que mantêm uma comunicação assídua com várias pessoas no escritório.


Foque nos resultados

Mesmo que a comunicação diária seja mantida no trabalho remoto, o gerente não consegue acompanhar o desenvolvimento do serviço de todos os colaboradores da equipe. Mas não faz mal, porque não é seu trabalho verificar todas as etapas da equipe durante as atividades.


O importante é focar nos resultados e verificar se os colaboradores estão entregando o que é necessário. Portanto, mantenha contato com os profissionais, mas lembre-se: não faça chamadas, mensagens de texto e reuniões demais.


Para que tudo corra bem, sua equipe deve sentir que você confia neles. Caso contrário, você poderá causar muitas adversidades entre seu grupo de trabalho e você.


Dê flexibilidade aos colaboradores

Outra medida importante para gerenciar com segurança o pessoal remoto é dar flexibilidade aos profissionais. Dê a eles mais liberdade para gerenciar seu horário de trabalho e até decidir quando vão executar suas tarefas. Desde que todos os colaboradores estejam presentes digitalmente nas reuniões agendadas ou atividades em grupo na hora marcada.


No entanto, pelo resto do dia, mantenha-se flexível, pois sua equipe também se acostumará com essa nova maneira de trabalhar e descobrirá a melhor forma de organizar serviços em casa.


Realize reuniões virtuais

Como mencionado anteriormente, manter contato com a equipe é essencial para trabalhar remotamente. No entanto, é recomendável não manter a comunicação apenas através de telefonemas ou mensagens, pois eles não são tão eficientes quanto as videochamadas.


Na videoconferência, você pode ver toda a sua equipe, conversar e manter um diálogo tranquilo, mostrar documentos, identificar problemas, discutir o andamento de projetos e fornecer feedbacks.


Além disso, para realizar uma videoconferência, você pode escolher a plataforma mais adequada e segura para discutir assuntos da empresa, exibir dados e compartilhar informações importantes para a organização.


Dessa forma você garante a segurança das informações da empresa, ao contrário do que acontece se forem compartilhadas em outros aplicativos, como WhatsApp e email.


Garanta que todos consigam fazer home office

Toda a equipe de uma empresa que trabalha em casa precisa ter condições materiais para trabalhar, como equipamentos de qualidade, telefones celulares ou computadores, Internet e software para dar suporte às tarefas diárias.


Essas condições são necessárias para que os profissionais possam realizar as atividades em casa. Idealmente, antes de iniciar o home office, a empresa deve verificar se todos têm esses requisitos em casa.


Se o desenvolvimento do trabalho do colaborador for complicado devido à falta de itens necessários, você deverá fornecer materiais ou equipamentos o mais rápido possível.


Oriente seus colaboradores

Dizer que a equipe remota deve sempre manter contato entre si e com seus coordenadores parece repetitivo, mas é a realidade. Como discutimos anteriormente, essa comunicação pode ser realizada de várias maneiras.


Muitos escritórios não funcionavam dessa maneira e precisaram investir nesse tipo de serviço, mas esse modo de comunicação ainda é novo para a maioria dos colaboradores. Portanto, você deve orientar sua equipe e ensiná-los a usar todas as ferramentas necessárias para realizar as atividades diárias.


A função da empresa é mostrar como os programas funcionam para simplificar o trabalho da equipe, evitar erros e manter as informações da organização seguras, mesmo que esses programas sejam compartilhados em diferentes dispositivos de rede.


Tenha ferramentas de qualidade

Para gerenciar equipes remotas com segurança, você precisa garantir que todas essas ferramentas usadas para realizar reuniões e compartilhar documentos sejam de alta qualidade.


O programa de qualidade deve ter algumas características específicas, por exemplo, boa usabilidade, praticidade e segurança de dados.


Esses itens garantirão que todos os colaboradores possam usar as ferramentas com tranquilidade e executar tarefas de maneira ágil. Lembre-se de que o software deve ser fornecido para facilitar o trabalho e não dificultá-lo.


A segurança dos dados é essencial para garantir que os documentos da empresa não possam ser invadidos ou roubados. Além disso, também pode proteger os seus dados pessoais e de seus colaboradores, o que é essencial ao usar a Internet.


Controle de Internet Hialinx

Para garantir o bom uso e a segurança de acessos, contamos com um conjunto moderno de tecnologias interligadas, que trazem soluções confiáveis de controle de internet, utilizando ferramentas de uso internacional.


Entregamos toda essa tecnologia em modelo de serviço, ou seja, disponibilizamos equipamentos para você sem que precise comprar e substituir equipamentos obsoletos.


Se você já sofreu com ataques de vírus ou a sua equipe perde muito tempo acessando sites indevidos durante o expediente, você precisa conhecer o controle de internet da Hialinx.



Sua equipe está trabalhando remotamente? Conte com a Hialinx para te ajudar a otimizar e agilizar seus processos.


Acesse nosso site, preencha o formulário e receba uma consultoria sem custos para descobrir a melhor solução para sua empresa!


Ligue: (41) 3342-2820



-

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/7-dicas-para-gerenciar-equipe-remota-com-seguranca/


7 visualizações
Vector-Smart-Object-copy-2.png
© 2019 por Hialinx TI | (41) 3342-2820 | faleconosco@hialinx.com.br | Desenvolvido por
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza